A Depressão, as Árvores e o Passarinho com as Asas Feridas
necessária
para aceitar as coisas que não podemos
modificar,
Coragem para modificar aquelas que
podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das
outras"
"Oi, o que você está fazendo aqui neste lugar tão escuro?"
Estou aqui tentando esquecer todas as minhas mágoas.
"Talvez fosse mais fácil esquecer de tudo isto lá fora, não gostaria de ir?"
Não! Além das mágoas, fico também o tempo todo pensando em todos os meus traumas e alimentando sentimentos de revanchismo em relação aos meus opressores, portanto não posso sair.
"A propósito, qual é o seu nome?"
Alguns me chamam de Lolô, vivo ouvindo... Lolô, cale a boca; Lolô, deixe de ser chato; Lolô, não faça malcriações senão você vai para o inferno; Lolô, se você não me obedecer vou contar tudo para o seu pai; Lolô, faça o que eu digo mas não faça o que eu faço; Lolô, se você não varrer o quintal não vai poder ir jogar o seu futebol; Lolô, você é muito chorão; Lolô, engula o seu choro, homens não choram; Lolô, o amor é igual a flor roxa, só cresce no coração de trouxa; Lolô, você é uma besta quadrada; Lolô, dia de muito véspera de pouco; Lolô, você é um banana; Lolô, você é uma pipa voada; Lolô, você vive no mundo da lua...
"Mas Lolô, você não acha que aqui dentro é muito escuro e que já está na hora de ir lá para fora dar uma espiadinha no mundo, a fim de conhecer um pouco mais sobre outras maneiras de viver?"
Me sinto mais seguro aqui, lá fora as pessoas gritam; lá fora as pessoas apontam o dedo; lá fora as pessoas muitas vezes tem duros olhares; lá fora as pessoas mentem e oprimem; lá fora as pessoas ferem, sinto muito medo de ir lá fora.
"Lolô, este seu lugar favorito mais se assemelha a uma gaiola com as portas abertas."
Gaiola? o que é isto?
"Gaiola é um lugar onde geralmente ficam aprisionados os passarinhos."
Mas por que os passarinhos ficam aprisionados nestas gaiolas, já que as portas estão abertas?
"Porque eles não tem consciência de suas próprias asas, portanto não percebem que possuem a maravilhosa faculdade de alçarem grandes voos de liberdade, daí permanecem inconscientemente presos em suas próprias gaiolas."
Então eu estou engaiolado?
"Sim."
Como sempre esteve tudo tão escuro por aqui confesso que estou perdido, onde exatamente fica a minha gaiola?
"Sua gaiola fica dentro de um poço, que fica dentro de um labirinto, que fica dentro de uma ilha, que fica dentro de um oceano de escuridão dentro de você."
Nossa, que localização mais complicada. Existe um nome mais simples para retratar isto?
"Sim... Pode chamar este local de depressão."
E como eu faço para sair desta depressão?
"Você terá que aprender a usar suas asas e voar, alcançando grandes alturas."
Ah... acho que tenho medo de voar, se eu voar eu posso cair e ferir-me, não quero ferir-me novamente.
"Lolô, se você voar e cair você voltará para o mesmo ponto onde está agora, você já é um passarinho com as asas feridas, portanto não precisa ter nenhum temor, você já está caído bem aqui no fundo de sua própria depressão."
Faz sentido... mas como posso aprender a usar minhas asas para voar daqui?
"Posso levá-lo numa escola de espiritualidade a fim de que você possa aprender a voar e a pilotar a sua própria vida, você gostaria de ir?"
Escola de espiritualidade?
"Sim Lolô, escola de espiritualidade, mas pode chamar também de grupo de 12 Passos. Nestes locais você encontrará outros passarinhos engaiolados também (outros Lolôs), e em unidade e humildade todos estes passarinhos se reúnem fraternalmente e nesta união vão aprendendo mutuamente a curarem suas próprias asas feridas."
Acho que gostaria de ir, mas estou ainda um pouco inseguro, com medo, sabe?
"Não tenha medo Lolô, eu segurarei nas suas mãos e te guiarei até lá, negócio fechado?"
Só uma pergunta... Como você me descobriu aqui dentro do meu poço escuro onde nunca entra ninguém, nem mesmo a luz, tapei cada buraquinho que encontrei com fita isolante.
"Não descobri você dentro do seu poço escuro Lolô, eu já estava do seu lado mesmo antes do seu poço existir."
Quem é você afinal de contas?
"Sou o Poder Superior de sua própria concepção Lolô, e sempre estive do seu lado desde muito antes do princípio dos tempos."
Mas por que eu nunca senti a Sua presença antes?
"Porque ainda não havia nascido em você o desejo de voar Lolô, somente aqueles que desejam voar pelos céus da espiritualidade conseguem perceber a minha presença. Vamos então?"
Negócio fechado!
"Uma última coisa Lolô, você vai encontrar lá fora algo que vai encher diariamente a sua vida com a mais profunda alegria."
O Que?
"Você encontrará uma coisa chamada árvore, algo que cresce sempre em direção a luz, e você poderá — se assim o desejar —, nas suas práticas espirituais nas escolas de 12 Passos, utilizar estas árvores nos seus pousos e decolagens para todos os voos de amor que virão Lolô, afinal de contas você é um passarinho com belas, saudáveis e vigorosas asas."
Meu nome é Anônimo, Anônimo em recuperação! Pública é a minha codependência; eu sou maior que todas as minhas ilusões. Só por hoje serei feliz; só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida. Paz, serenidade e muitas 24 horas. Caso tenha gostado da mensagem, sinta-se a vontade para compartilhar com os demais.
Perfeita comparação da gaiola; tenho sentido isso algumas, muitas vezes!
ResponderExcluirPássaro, asas murchas aprisionadas, *metáforas reais*... tão bem sacadas por vc Mestre Aloísio.
Um alento para quem te lê meu mano. Obrigado pela postagem inspirada! Grande abraço