O Terceiro Passo Nos Tempos do Corona Vírus
"Concedei-nos, Senhor, a Serenidade
necessária
para aceitar as coisas que não podemos
modificar,
Coragem para modificar aquelas que
podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das
outras"
modificar,
Coragem para modificar aquelas que
podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das
outras"
Seja muito bem-vindo ao blog; Benvindo é meu sobrenome, Anônimo é o meu nome e pública é a minha codependencia e a minha gratidão.
A histeria pelo novo corona vírus é quase coletiva; não se fala em outra coisa. Do meu silêncio observo tudo. Estou lavando as mãos várias vezes ao dia, e vou, de agora em diante, evitar as grandes aglomerações humanas — para quem sofre de uma certa fobia social, não será tão difícil. Como todo ser humano, posso, mais cedo ou mais tarde contrair o vírus e desenvolver a doença, observo ainda do meu silêncio.
"Entregamos nossa vida e nossa vontade nas mãos de um Poder Superior, conforme O concebemos" — Terceiro Passo.
Estou entregando então; Poder Superior da minha compreensão — doravante Senhor — ; não tenho o menor controle sobre isso — o controle adoece-me profundamente. Sobre o corona vírus pouco sei Senhor, mas conheço outros vírus, vírus emocionais e muitas vezes letais.
Conheço o vírus da solidão, que por tantos anos afastou-me dos outros; fui muito tempo portador do vírus da depressão, que isolou-me do mundo, pois na época deste vírus o meu universo de viver era uma perversa, escura, solitária e melancólica caverna cavada nos abismos de meu egoísmo; sou portador do vírus do orgulho, o grande vírus, o vírus mor, o vírus rei, vírus que por tantos e tantos anos cegou a minha visão sobre qualquer forma de espiritualidade — e ainda cega; o vírus da codependencia ainda mantém trancafiada em mim uma criança cheia de medo, vazio e angústia; o vírus da negação ainda faz morada em minha casa, vírus poderosíssimo que ofusca muitas vezes a minha percepção sobre Ti Senhor, sobre mim mesmo, sobre todos os demais, bem como o universo como um todo.
Somente não sucumbi a todos estes perversos vírus emocionais, por ter encontrado um dia uma Irmandade de 12 Passos; somente não permaneci nos meus abismos de sofrimento por ter corajosamente falado sobre minhas dores em cada reunião, e também, e sobretudo, ouvindo o depoimento de cada companheiro das salas — eu não ouvia ninguém. Senhor, Senhor... somente não sucumbi pelo Teu imenso amor.
Senhor, em cada Passo que observo, estudo e pratico, em cada companheiro que amorosamente compartilha comigo as suas próprias dores virais, em cada reunião, em cada prestação de serviço às irmandades, vou aos poucos adquirindo anticorpos para ir lentamente — a caminhada é muito longa, mas tenho que caminhar —, superando estes poderosos vírus emocionais, que por décadas infestaram e infernizaram o meu viver.
Senhor... Observo agora que o vírus que mais devastou a minha vida foi o da negação em relação a Ti. Percebo também que o que mais me encoraja e fortalece neste momento, é justamente o princípio do fim desta insana negação, que vem paulatinamente levando-me a um estado de entrega, crença, fé e esperança. Estou finalmente, através de minha emoção e não o da minha mente, praticando o Terceiro Passo, o Passo da entrega e da confiança, o Passo que se assemelha tanto a uma poderosa vacina, vacina esta capaz combater de forma definitiva todos os vírus dentro ou fora de mim, principalmente os vírus emocionais.
Só por hoje continuarei lavando as mãos — não como Pilatos —, e tomando diariamente as minhas vacinas de 12 Passos — sagradas vacinas prescritas pelo Poder Superior, conforme eu O concebo.
Só por hoje serei feliz; só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida. Paz, serenidade e muitas 24 horas.

Comentários
Postar um comentário