Lá Vem os Meus Navios
necessária
para aceitar as coisas que não podemos
modificar,
Coragem para modificar aquelas que
podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das
outras"
Já faz um bom tempo que trilho por estes caminhos de 12 Passos, um caminho somente de ida, não tem mais como eu voltar, mas admito que de vez em quando vem o insano apego e a ilusória segurança pelos meus familiares lugares de dores do passado, minhas fortalezas de isolamento. Preciso ter a coragem para queimar os meus navios [*].
Só por hoje, eu quero muito queimar os navios, mas ainda não consigo fazê-lo, de fato. E por que não consigo? Lá vem o navio da minha procrastinação; lá vem o navio da minha irresponsabilidade com tudo o que é absolutamente da minha conta; lá vem o navio da minha omissão; lá vem a frota de navios das fugas mentais para o ontem ou o amanhã; lá vem o navio do desejo de fugir fisicamente dos lugares onde eu estou; lá vem o navio da minha patente falta de atitude; lá vem o navio da minha crônica dificuldade de enfrentar as situações da vida, sejam elas quais forem... lá vem os navios pelos quais eu sinto tanto apego, meus navios negreiros, onde sou eu mesmo o negro escravo sujeito, não a um traficante, mas a um perverso sentimento de rejeição.
Ah... meu Senhor e meu Deus, conforme eu O concebo, preciso tanto queimar estes navios a fim de navegar em paz pelos mares da liberdade, mas sinceramente falando, não consigo ainda meu Senhor, pois nos meus tormentosos momentos de tempestades emocionais, onde sou afligido pelas minhas mais doloridas emoções que chegam aos borbotões, como num impiedoso ataque de piratas mentais, simplesmente não consigo sentir a Tua presença, que em verdade governa a minha vida, mas tão somente a falaciosa e imperativa voz do almirante dos meus navios, meu sentimento de rejeição, que lá do alto do seu posto de comando grita nos meus ouvidos de forma autoritária:
"Nada de queimar seus navios meus caro, nada de evadir-se dos meus domínios, não faça isto, caso contrário você sentirá na pele o sentimento de abandono, sentirá fundo em sua alma a terrível sensação de que não é amado e estimado por ninguém, sentirá em cada átomo do seu corpo o sentimento de abandono e solidão, sentirá no mais fundo do seu coração o sentimento de culpa por ter feito algo de muito errado, mesmo não tendo feito nada, isto não importa, e neste momento todos os olhares do mundo estarão direcionados para você, e sua dor e vergonha serão tão grandes que o seu maior desejo será o de cavar um buraco no chão, um buraco sem fundo, e nele pular e cair e cair, e continuar caindo por toda a eternidade..."
"Mas se você de fato resolver queimar estes navios terá que enfrentar-me, terá que olhar nos meus olhos e dizer as suas verdades jamais reveladas sem desviar o olhar, sem perder o seu equilíbrio emocional, sem que o seu coração dispare com mais de cento e setenta e sete batidas por minuto e também, sem que a sua pressão arterial suba, você está me entendendo? Você vai pagar para ver?"
"O seu defeito de caráter não sou eu meu caro, a sua rejeição, isto é apenas uma criação sua, nada mais do que um engenhoso artifício para continuar fugindo e não enfrentado a vida, o seu verdadeiro defeito de caráter é a falta de coragem, aquela coragem contida na oração da serenidade que você lê com tanto gosto em todas as reuniões de 12 Passos..."
"Continue rasgando as suas sedas, continue mentindo para os outros, continue fugindo, continue sendo desonesto consigo mesmo, continue procrastinando, continue não assumindo suas responsabilidades, continue com tudo isto, continue... Mas, por favor, não me responsabilize mais, chega disto, vamos resolver esta questão agora, venha, venha enfrentar-me seu fujão mental e emocional, venha aqui olhar nos olhos de sua rejeição, venha se tiver coragem, venha que revelo finalmente o que você não consegue ver, venha..."
"Venha para ver pela primeira vez o reflexo da sua verdadeira face no espelho do meu olhar, venha, venha meu filho amado, não tenha medo, venha aqui e agora olhar nos fundos dos olhos do seu velho pai, seu espelho e seu igual, venha meu filho, venha e vamos desfrutar juntos da coragem que é minha, da coragem que é sua, da coragem que é nossa."
Pública é a minha codependência; eu sou maior que todas as minhas ilusões. Só por hoje serei feliz; só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida. Paz, serenidade e muitas 24 horas. Caso tenha gostado da mensagem, sinta-se a vontade para compartilhar com os demais.
Clique em A Escada no Fundo do Poço para ler a crônica anterior, ou em Lições Sem Palavras para ler a seguinte.
[*] A expressão "queimar navios" ou "queimar o barco" é uma metáfora que significa tomar uma decisão firme e irrevogável, comprometendo-se totalmente com um objetivo ou plano.
A origem da expressão está num episódio histórico, em 1519, quando o comandante espanhol Hernán Cortés ordenou que os seus navios fossem queimados ao chegar às costas do México. Este ato simbolizava a determinação de avançar sem volta, obrigando as tropas a se comprometerem com a conquista do Império Asteca.

Comentários
Postar um comentário