O Inimigo Número Um e os Dois Lados da Moeda
necessária
para aceitar as coisas que não podemos
modificar,
Coragem para modificar aquelas que
podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das
outras"
No passado eu sofria por desconhecer meus sentimentos, eu era uma vítima de emoções que eu desconhecia, eu era uma vítima de minha própria ignorância espiritual.
Veio o programa de 12 Passos, e o programa trouxe luz para muitas questões emocionais que consegui entender e superar, e neste caso eu fico tão feliz e digo "Ah, que maravilha este programa, muita gratidão meu Poder Superior, conforme eu O concebo, por tanta graça em minha vida." Este é um lado da moeda.
Mas a moeda tem outro lado também... Muitas vezes me deparo com sentimentos que me escravizam e fazem de mim gato e sapato, sentimentos profundos como rejeição, angústia sem fim, ansiedade, vergonha (a vergonha em mim é um sentimento profundo de culpa sem que eu tenha culpa nenhuma, é o meu choro calado e dolorido pela acusação de algo errado que não fiz, é o grito mudo de minha inocência), sentimento de baixa autoestima... e neste caso eu fico tão infeliz e digo "Mas será que o programa não funciona, será que o Poder Superior de minha concepção virou as costas para mim, por que Ele não remove estas minhas dificuldades de uma vez por todas?"
Creio que os dois lados da moeda revelam para mim que eu preciso aceitar que nem tudo será resolvido, aceitando a minha humana condição tal como ela é, sem tentar impor absolutamente nada ao meu Poder Superior, sem fazer nenhuma birra, nenhuma chantagem emocional, nenhuma manipulação, sendo simplesmente eu mesmo. Sinto que este lado da moeda seja a humildade, lugar em mim onde habitam a fé, a entrega e a aceitação, e o outro lado da moeda certamente é o meu cego orgulho, lugar em mim onde habitam todas as minhas dores emocionais e meus descompassos mentais, frutos amargos do meu egocentrismo infantil.
Eu tinha muita raiva do meu inimigo número um, meu inimigo número um era muito orgulhoso e seu orgulho me feria, então eu ficava quieto no meu canto e dizia "que coisa medonha este orgulho do meu inimigo número um que fere os demais, eu não suporto os orgulhosos, dos orgulhosos eu quero distância", e do meu inimigo número um eu emocionalmente me afastei, e afastando-me dele eu me afastei de mim mesmo, pois em mim mesmo eu trago o orgulho que rejeitei no inimigo número um, no inimigo número dois, no inimigo número três... Ah meu Senhor e meu Deus, conforme eu O concebo, perdão meu Senhor, eu sou orgulhoso também, e não foi dos meus orgulhosos inimigos que eu fugi, eu sempre fugi de mim mesmo para simplesmente não encarar a minha humana condição, tal como ela é, e não como eu gostaria que ela fosse, eu fugi de mim mesmo por não ter a coragem de olhar estampado no espelho a imagem distorcida do meu próprio orgulho. Ah, orgulho, ah, orgulho...
Eu admito (Quinto Passo) : Sempre achei que orgulhosos eram os outros, mas eu sou orgulhoso também. Preciso muito deste Programa de 12 Passos, preciso muito continuar voltando.
Meu nome é Anônimo, Anônimo em recuperação! Pública é a minha codependência; eu sou maior que todas as minhas ilusões. Só por hoje serei feliz; só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida.Paz, serenidade e muitas 24 horas. Caso tenha gostado da mensagem, sinta-se a vontade para compartilhar com os demais.

Sph
ResponderExcluir