Décimo Segundo Passo

"Concedei-nos, Senhor, a Serenidade
necessária

para aceitar as coisas que não podemos
modificar,
Coragem para modificar aquelas que
podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das
outras"

Seja muito bem-vindo ao blog; Benvindo é meu sobrenome, Anônimo é o meu nome e pública é a minha codependência e gratidão


Sonhei que estava chegando ao céu, e lá chegando fui procurar um trabalho, pois rapidamente percebi que ninguém lá vivia em estado de inércia. Li os classificados e fiquei maravilhado com as imagens; notei que haviam algumas poucas vagas disponíveis para os setores luminosos, onde imperava a alegria, o equilíbrio e a paz — nem Michelangelo teria pintado quadro mais belo , concluindo de imediato, que pela minha larga experiência na vida, estaria completamente apto para trabalhar ali.

Na entrevista, logo percebi que não tinha a menor qualificação, meu nível de santidade estava muito próximo de zero, e fui reprovado no exame de admissão.

Senti-me um pouco frustrado  com o resultado, cheguei mesmo a pensar em fazer algum apelo, dizer que era devoto de algum santo,  que havia lido inúmeros livros sagrados, participado de peregrinações, plantado muitas árvores... mas resolvi ficar calado. Aceitando a situação e levantando-me para ir embora, uma doce voz me disse:

— Você tem muita experiência no setor da escuridão, e temos muitas vagas em aberto.

— Setor da escuridão? Como assim? Não compreendi muito bem.

— Observo aqui na sua ficha, que você viveu muito tempo em fechados e escuros poços depressivos; leio que você foi um exímio especialista em pensamentos negativos, fantasiosos e ilusórios, dentre outros; noto também que viveu muitos anos olhando para o seu próprio umbigo, negando a si mesmo, a Deus e a toda e qualquer expressão da realidade objetiva; consta também, que você sempre idealizou sua felicidade a partir dos outros, e que viveu profundos padrões de submissão e salvação, desejando mesmo salvar e agradar todos os indivíduos próximos a você, com a única e não revelada intenção de tentar preencher um profundo sentimento de vazio interior. Isto confere?

— Sim... confere, respondi meio acanhado, tentando mesmo na minha imaginação cavar um buraco no chão do céu para entrar e ficar bem escondidinho, com tantas e profundas revelações a meu respeito. 

— Consta também na sua ficha, que você fez sinceros esforços para abandonar todos estes doentios padrões mentais e emocionais, através da prática contínua e sistemática de um Programa de 12 Passos, que você veio a encontrar pelos caminhos de sua vida em um mês de inverno de agosto, quando, a contra gosto e vivendo em um inferno pessoal, andava completamente desgostoso da sua vida. Isto é verdade?

— Sim, é verdade, mas para que servem todas estas revelações afinal de contas, onde poderei ser útil?

— Pois bem... o que oferecemos a você nos escuros setores que permeiam o céu, é uma função onde sua responsabilidade será a de levar a mensagem a todos aqueles que sofrem, por estarem ainda completamente ligados aos seus próprios umbigos e distorcidos padrões comportamentais, tal como você no passado. Aceita fazer uma prova de admissão para este trabalho?

— Hum... isto me parece o Décimo Segundo Passo: "Tendo encontrado um despertar espiritual graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem a outros que ainda sofrem", é isso mesmo?

— Sim, isto mesmo — respondeu o amável entrevistador celeste —, você aceita fazer o exame de admissão?

No momento da resposta eu despertei do meu sonho, e ao despertar me veio à mente uma frase que li em um programa de 12 Passos: "Deus não abriu a porta do céu para eu entrar, Deus abriu a porta do inferno para eu sair".

Venho nas últimas 24 horas esforçando-me para, através da atração e não da promoção, praticar efetivamente o Décimo Segundo Passo, a fim de novamente sonhar com o céu, e sonhando, responder que Sim, que eu aceito fazer a prova de admissão, mas admito com a franqueza que exige o Quarto Passo, que lá no fundo da minha humana natureza eu sinto um certo desconforto — acho que sentimento de rejeição seria a palavra mais adequada — em fazer um novo exame e novamente ser reprovado no processo seletivo, por tanto que tropeço e caio na minha caminhada dos 12 Passos. O único remédio que me resta é levantar, sacudir a poeira e continuar na prática do Programa, procurando sempre entregar todos os resultados nas mãos de um Poder Superior, conforme eu o Concebo — Terceiro Passo.

Meu nome é Anônimo, Anônimo em recuperação! Pública é a minha codependência; eu sou maior que todas as minhas ilusões. Só por hoje serei feliz; só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida. Paz, serenidade e muitas 24 horas.







Comentários

  1. Lindo! Obrigada companheiro.
    Só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu irmão.
    Incrível esse texto ‼

    ResponderExcluir
  3. Incrível!
    Parece distante, parece simples mas ao entregar ao Pai (poder superior) a nossa vida,a resolução,a solução o milagre acontece e tudo flui.

    ResponderExcluir
  4. Mto Grata Companheiro!!!
    Bela analogia,entre os Setores da Espiritualidades,rs..👏
    Mas na Vida TUDO é bem mais dinâmico,e expressivo mesmo,rs..
    Por isso registramos,além dos Setores,esse efeito Montanha Russa,rs..😉

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Criança no Balanço

A Ilusória Ansiedade

A Criança Ferida e o Neurótico