O Codependente Atracado no Cais

"Concedei-nos, Senhor, a Serenidade
necessária

para aceitar as coisas que não podemos
modificar,
Coragem para modificar aquelas que
podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das
outras"

Seja muito bem-vindo ao blog; Benvindo é meu sobrenome, Anônimo é o meu nome e pública é a minha codependência e gratidão.


Estou parado e não consigo prosseguir na minha caminhada dos 12 Passos; ouço discordantes vozes, ouço discussões, ouço um falatório geral e sinto-me preso a tudo isto, como que ancorado a este vozerio alheio, tal como um navio atracado no porto.

Sempre foi assim... eu perturbado pelo barulho dos outros; eu desajustado pelo desajuste dos outros; eu preocupado com os problemas dos outros; eu embolado, amarrado, acorrentado, amedrontado, afugentado, magoado e perdido nas questões dos outros.

Para não cair no ilusório e mortal canto das sereias, Ulisses e toda a sua tripulação ficaram atados por cordas aos mastros do navio. Estou preso no porto; estou atado ao vozerio e embriagado de tantas discórdias e controvérsias —  tudo dentro de mim, apesar de calado, eu grito também, dando um tom mais grave ao coro dos insanos.

Como sair deste humano e trevoso atoleiro mental? Como não mais entrar em harmonia com esta doentia e quase coletiva caixa de ressonância? No Sexto Passo prontifico-me totalmente a deixar que Deus remova todos os meus defeitos de caráter; prontifico-me a soltar minhas doentias cordas emocionais —  controladoras cordas; prontifico-me a deixar o vozerio para trás; prontifico-me a seguir adiante na minha própria caminhada de recuperação. 

Preciso subir a âncora, levantar as velas e seguir solitariamente adiante pelos desconhecidos mares de minha emoção. Se navegar é preciso, a codependência não é precisa, pois, por doença que é, é completamente torta e trôpega; a jornada da recuperação é minha, a prática dos 12 Passos é de minha inteira responsabilidade, e ninguém poderá caminhar por mim. Quem disse que seria fácil?

Anônimo é o meu nome e pública é a minha codependência; eu sou maior que todas as minhas ilusões. Só por hoje serei feliz; só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida. Paz, serenidade e muitas 24 horas.



Comentários

  1. Obrigada Aloísio. Só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida. Paz e serenidade para você.

    ResponderExcluir
  2. Como me identifico!Ainda renego minha neurose e codependência... Estou retomando o 1o.passo.
    SPH 🙏

    ResponderExcluir
  3. Como me identifico!Ainda renego minha neurose e codependência... Estou retomando o 1o.passo.
    SPH 🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Criança Ferida e o Neurótico

Minha Tristeza é Diferente da Minha Angústia

O Homem no Fundo do Poço